Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A FÉ INABALÁVEL



Salmos 125.1 diz: “Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.”
Esse versículo declara que não há terremoto, vulcão, ação do vento, da chuva e humana que possa abalar a estrutura do monte Sião.
A comparação  do Salmos 125.1 revela que os confiantes não se abalam com nada, ou seja, nem com a tribulação, nem com a angústia, nem com a perseguição, nem com a fome, nem com a nudez, porque nada é capaz de lhes separar do amor de Cristo como está escrito em Romanos 8.35-39.


Essa confiança exposta no Salmo representa fé, mas não é uma fé qualquer, ela é uma fé inabalável capaz de suporta as mais duras provações e Habacuque foi um dos quais experimentou-a e foi através dela que ele declarou: “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.” (Hc 3.17,18)
Em Gálatas 5.22 diz que a fé é um dos frutos do Espírito, ou seja, é o Espírito Santo que produz em nós certos traços do caráter que são encontrados na natureza de Cristo.
Como é que O Espírito Santo gera em nós a fé?
Em Romanos 5.3-5 diz: “E não somente isto, mas também gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Analisando esse versículo, vemos como é produzido a esperança, ou seja, a fé.
Mas afinal o que é a fé?
Em Hebreus 11.1 encontramos a definição do que é a fé que diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem”. Dessa maneira, fé é esperar naquilo que não se vê. 


Encontramos na Bíblia vários personagens, como, por exemplo:  Abraão  esperou 25 anos por uma promessa feita por Deus de que ele seria Pai de um filho gerado por Sara. Outro personagem é José que mesmo sendo vendido por seus irmãos e tendo passado um longo período encarcerado esquecido por aqueles a quem ajudou, mas confiou que Deus era poderoso para mudar a sua situação. Jó,  mesmo sendo íntegro,temente a Deus e se desviando do mal, amargou duras provações (perdeu os filhos, todos os bens, o convívio social e a saúde), mas proclamou dizendo que, ainda que Deus o matasse, nEle esperaria. Além desses, a Bíblia relata outros que esperaram mesmo não sabendo de que maneira Deus iria agir.
Vejamos o que diz Hebreus 11.6 sobre aqueles que não têm essa fé que é um fruto do Espírito Santo produzido em meio à tribulação, que nos faz capaz de suportar as mais duras provações e de esperar naquilo que você não estamos vendo: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” Esse versículo deixa bem claro que é necessário ter fé se quisermos agradar a Deus e fala ainda que Deus galardoada aqueles que o buscam, ou seja, aqueles que buscam ter essa fé são presenteados por Deus. Dessa forma, devemos confiar em Deus plenamente. 


Lucas escreveu no capítulo12v29-31: “Não pergunteis, pois, que haveis de comer ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque os gentios do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes, o Reino de Deus. E todas essas coisas vos serão acrescentadas.”
Então, descanse pois o Senhor está cuidando de você!


Autora: Kyvia Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.