Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Nascer de novo, como assim?

Jesus disse a Nicodemos em João 3.3: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” Jesus estava falando sobre a salvação. Cristo pagou o preço por nossos pecados, oferecendo-nos uma nova vida.
Como podemos obter essa nova vida? A bíblia revela em João 1. 12 e 13 que todo aquele que aceita Jesus Cristo como Senhor de sua vida renasce espiritualmente. Quando a palavra vida é mencionada na Bíblia o sentido dela não se limita apenas a vida terrena, passageira, mas a vida eterna, espiritual. Logo, aquele que crê em Jesus tem a garantia dessa vida como está escrito em João 3.36a “Quem crê no Filho tem a vida eterna;”.
Mas será que uma vez salvo sempre salvo? A bíblia trata que sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12. 14b), ou seja, é preciso que se mantenha separado do pecado, uma vez que você foi escolhido/consagrado por/para Deus.
Por que necessitamos nos manter longe do pecado? O objetivo principal de se manter longe do pecado é para não perder a nova vida conquistada por meio da comunhão com Deus, ou seja, a salvação. A bíblia revela, apesar de ter uma nova vida com Cristo, os desejos pecaminosos não são eliminados imediatamente, por isso é preciso afastar do pecado. Isso implica crucificar a carne e suas paixões como está escrito em Gálatas 5. 24 “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.”
e em Gálatas 6. 14 “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”.
Como podemos crucificar nossos desejos? Para crucificar os desejos é essencial ter a vida governada pelo Espírito Santo como está escrito: “Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,
porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”
(Romanos 8:13-14). De acordo com Paulo escrevendo aos Efésios 6. 11-13, ele declara que precisamos das armaduras de Deus para vencer e resistir o dia mal.
Que privilégios nós temos com o novo nascimento? De acordo com o livro de Hebreus 10. 22 – 25, nós temos privilégios significativos: 1) temos acesso pessoal a Deus; 2) conseguimos superar das incertezas e aprofundar o nosso relacionamento com Deus; 3) propomos o encorajamento de outros cristãos; 4) adoramos a Deus.

Diante de tudo quanto foi exposto, pergunto-lhe: temos levado a sério a nossa nova vida com Cristo? Temos crucificado os nossos desejos e mantido a nossa vida consagrada a Deus? Despertemos! “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.” (Mateus 24. 42).
(Kyvia Tenório)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.