Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Mensagem da Cruz


O Cristo pagou na cruz do calvário um preço para que fossemos reconciliados com Deus e tivéssemos direito a salvação. 

Por que somos tão importantes para Deus? Para que Deus nos criou?
Apóstolo Paulo em Atos 17:26-28 diz:  E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos;
No jardim do Éden, o homem tinha plena comunhão com Deus, mas por causa do pecado essa comunhão foi quebrada, no entanto uma promessa foi feita. Deus disse que Jesus iria ferir a cabeça da serpente. (Gênesis 3.15-19)
A partir disso, uma série de eventos acontece para que a promessa se cumpra. Deus escolhe Abraão e diz que através da descendência dele faria uma grande nação. Essa promessa é cumprida com o nascimento de Isaque, reafirmada com Jacó e Moisés.

Com Moisés na liderança, Deus ordenou a construção do tabernáculo (êxodo 25). Sabemos que o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos uma vez no ano e oferecia holocausto por si e pelas culpas do povo. 
O tabernáculo simbolizava a obra redentora de Cristo na Cruz do Calvário. 
Sob a dispensação da Lei, Israel viveu até o nascimento de Jesus, pois foi a partir dEle que começou a dispensação da graça.

Para dispormos da dispensação da graça foi preciso que Cristo pagasse o preço na cruz para que houvesse a reconciliação da humanidade com Deus. Paulo fala disso com propriedade em
Hebreus 7:28 - Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.

Em Hebreus 9:11-12 -  Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

A nação de Israel não compreendeu a vinda de Cristo e por causa disso o rejeitou. Além disso, Jesus durante o exercício do ministério foi duramente criticado pelos fariseus que eram cumpridores da Lei, mas Jesus revelou que era superior a Lei de Moisés e veio para cumpriu a Lei. Mt 5.17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

O que mais me admira no plano da salvação é a prova de amor de Deus para com a humanidade como Paulo fala em Romanos 5:8-11 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Quem éramos nós antes de termos comunhão com Deus? 
O apóstolo Paulo declara que éramos zambujeiro, ou em algumas traduções, oliveiras bravas como está escrito em Romanos 11:17 - E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,.

Isto significa que apesar de não haver compatibilidade nesta enxertia, pois a planta boa (oliveira verde) receberia a "braba"(zambujeiro) e perderia sua qualidade, o sacrifício de Cristo proporcionou a nós a herança da aliança eterna.
Quem somos agora?
Ao confessarmos que Cristo ressuscitou dos mortos tomamos posse da promessa de que seremos salvos como revela Paulo em Romanos 10. 9: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Além disso, tornamos filhos, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo como também escrito está em Romanos 8:17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Muitos são os obstáculos que surgem na vida cristã, mas Paulo adverte em 2 Coríntios 4. 8-9: Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Diante das nossas falhas e limitações, quem nos justifica?

Romanos 8:33 - Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Além disso, Deus nos capacita a vencer as adversidades como está escrito em Romanos 8:35-37 - Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Tudo isso Jesus fez por amor a nós. Como está o nosso relacionamento com Deus? Temos o adorado independente da situação que estamos passando? O que temos feito para Ele?

Diante do que foi exposto, falta apenas lembrar o que está escrito em 
Marcos 13: 32,33 - Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai.
Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo.

                                                                                                                             Autoria: Kyvia Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.