Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Conhecendo os aspectos da Vontade de Deus

Romanos 12.2 Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


Você conhece a vontade de Deus para sua vida?
A natureza humana é finita e assim torna-se incapaz de compreender por meio da razão as coisas espirituais, só mediante a fé e a Palavra de Deus é que conseguimos entender.
A vontade de Deus não se amolda à nossa, ela nem sempre será o que quero que seja, mas sempre será o que realmente ela é, e cabe a mim e a você descobri-la e praticá-la.
Saiba que Deus jamais confundiria o homem com aquilo que Ele mais espera que o homem faça.



A VONTADE DE DEUS É BOA
Qualquer pessoa alega que Deus é bom, mas nem todos acham que a vontade de Deus seja boa. Ao pensar assim, vários cristãos não fazem a vontade de Deus, ou melhor, não consultam a Deus antes de dar algum passo.
Em Gênesis 19.16 “Ele, porém, demorava-se, e aqueles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade”.
17. “Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças”.
Gn 19.20: "Eis ai uma cidade perto para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu fuja para lá (porventura não é pequena!), e nela viera a minha alma.”
Gn19.30 "Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas”



A VONTADE DE DEUS É AGRADÁVEL
Para as pessoas não evangélicas, nós causamos a impressão de que não temos alegria na vida pelo fato de abstermos de muitas coisas que o mundo oferece. Por mais explicações que venhamos dar essas pessoas não entendem.
Em Colossenses 3.1-4 diz : Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
1) Ressuscitados com Cristo
2) Estamos envolvidos com as coisas que são de cima
3) Estamos mortos para o mundo
4) A nossa vida está escondida com Cristo
Isso revela o porque de sermos diferentes e causarmos estranheza para o mundo.
Em nós está o verdadeiro sentido da felicidade porque podemos conhecer e estar no centro da vontade de Deus que é o melhor lugar para se estar, porque Deus só tem o melhor para nós.



A VONTEDE DE DEUS ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS PLANOS
1) VONTADE PRECEPTIVA
Ela estabelece os preceitos e espera de nós uma atitude coerente para com Deus. Depreende-se desta vontade a chamada vontade permissiva de Deus. Há, então, algumas diferenças entre a vontade permissiva e a perfeita.
A vontade permissiva está mais ligada ao que o homem deseja do que ao que Deus quer.
Exemplo disso na Bíblia está em 1Samuel 8.6,19: Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR. (...) Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.
Deus não impede que ninguém peque, a menos que lhe convenha impedir. Isso acontece porque Deus respeita a vontade humana.
Quanto a vontade perfeita o homem destaca-se pela espiritualidade, pois age segundo os preceitos da Palavra de Deus.
2) A VONTADE DECRETIVA
É aquela que Deus reserva a si o direito de decidir como quer. Não há nada que possa mudar uma decisão de Deus.
Um exemplo disso está em 2 Coríntios 12. 7,9: E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.(...) E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Quanto à extensão da vontade de Deus, Ela se revela:
1) SOBERANA
Daniel 4.35: E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?
2) MORAL
Salmos 32.8: Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
3) INDIVIDUAL
Deus tem um plano traçado para cada criatura. Saiba que o que Ele tem preparado é melhor do que você tem projetado. Vemos isso em Isaías 55. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Então, entregue-se sem reservas a Deus e deixe Ele operar na sua vida.



Fonte:Alguns trechos foram retirados do Livro A Vontade de Deus e Você de Walter Brunelli(CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.