Pesquisar este blog
segunda-feira, 25 de junho de 2012
domingo, 24 de junho de 2012
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Conhecendo os aspectos da Vontade de Deus
Romanos 12.2 Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Você conhece a vontade de Deus para sua vida?
A natureza humana é finita e assim torna-se incapaz de compreender por meio da razão as coisas espirituais, só mediante a fé e a Palavra de Deus é que conseguimos entender.
A vontade de Deus não se amolda à nossa, ela nem sempre será o que quero que seja, mas sempre será o que realmente ela é, e cabe a mim e a você descobri-la e praticá-la.
Saiba que Deus jamais confundiria o homem com aquilo que Ele mais espera que o homem faça.
A VONTADE DE DEUS É BOA
Qualquer pessoa alega que Deus é bom, mas nem todos acham que a vontade de Deus seja boa. Ao pensar assim, vários cristãos não fazem a vontade de Deus, ou melhor, não consultam a Deus antes de dar algum passo.
Em Gênesis 19.16 “Ele, porém, demorava-se, e aqueles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade”.
17. “Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças”.
Gn 19.20: "Eis ai uma cidade perto para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu fuja para lá (porventura não é pequena!), e nela viera a minha alma.”
Gn19.30 "Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas”
A VONTADE DE DEUS É AGRADÁVEL
Para as pessoas não evangélicas, nós causamos a impressão de que não temos alegria na vida pelo fato de abstermos de muitas coisas que o mundo oferece. Por mais explicações que venhamos dar essas pessoas não entendem.
Em Colossenses 3.1-4 diz : Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
1) Ressuscitados com Cristo
2) Estamos envolvidos com as coisas que são de cima
3) Estamos mortos para o mundo
4) A nossa vida está escondida com Cristo
Isso revela o porque de sermos diferentes e causarmos estranheza para o mundo.
Em nós está o verdadeiro sentido da felicidade porque podemos conhecer e estar no centro da vontade de Deus que é o melhor lugar para se estar, porque Deus só tem o melhor para nós.
A VONTEDE DE DEUS ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS PLANOS
1) VONTADE PRECEPTIVA
Ela estabelece os preceitos e espera de nós uma atitude coerente para com Deus. Depreende-se desta vontade a chamada vontade permissiva de Deus. Há, então, algumas diferenças entre a vontade permissiva e a perfeita.
A vontade permissiva está mais ligada ao que o homem deseja do que ao que Deus quer.
Exemplo disso na Bíblia está em 1Samuel 8.6,19: Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR. (...) Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.
Deus não impede que ninguém peque, a menos que lhe convenha impedir. Isso acontece porque Deus respeita a vontade humana.
Quanto a vontade perfeita o homem destaca-se pela espiritualidade, pois age segundo os preceitos da Palavra de Deus.
2) A VONTADE DECRETIVA
É aquela que Deus reserva a si o direito de decidir como quer. Não há nada que possa mudar uma decisão de Deus.
Um exemplo disso está em 2 Coríntios 12. 7,9: E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.(...) E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Quanto à extensão da vontade de Deus, Ela se revela:
1) SOBERANA
Daniel 4.35: E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?
2) MORAL
Salmos 32.8: Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
3) INDIVIDUAL
Deus tem um plano traçado para cada criatura. Saiba que o que Ele tem preparado é melhor do que você tem projetado. Vemos isso em Isaías 55. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Então, entregue-se sem reservas a Deus e deixe Ele operar na sua vida.
Fonte:Alguns trechos foram retirados do Livro A Vontade de Deus e Você de Walter Brunelli(CPAD)
sábado, 16 de junho de 2012
As quatro estações na vida cristã
Nossa vida espiritual é uma árvore que passa pelas quatros estações do ano.
Há momentos da nossa vida que estamos no período do verão. O sol das provações nos castiga e tenta queimar nossos sonhos e projetos. Por mais que queiramos que esse período acabe logo, temos consciência da sua importância, pois é nesse período que árvore guarda reserva para a próxima estação. Essa, por sua vez, não permitirá que o processo da fotossíntese ocorra com tanto desempenho.
Ao chegar o outono, as folhas se secam e caem. Quando a nossa a vida chega nessa fase, parece não ter mais solução, pois as portas fecham-se, as amizades afastam-se e nós nos assemelhamos à árvore que pouco a pouco vai perdendo folhas, ou seja, o ânimo.
Apesar de parecer não restar mais esperança, de não termos mais força para suporta as circunstâncias adversas e de pensar que chegamos o fim, estamos enganados, pois a próxima temporada será muito mais dura e exigirá muita intimidade com Deus.
Durante o inverno só lhe resta a seiva que a alimenta e sustenta, pois não há folhas, flores e nem frutos, ou seja, nada que chame a atenção dos insetos e muito menos dos pássaros. Ao olharmos para a árvore, chegamos a pensar que esteja morta, mas apesar de ter apenas galhos ela está mais viva do que nunca! Ela está apenas aprofundando suas raízes, buscando nutrientes que a manterá viva nesse período tão difícil.
Assim acontece com a nossa vida espiritual. Quantas vezes nos olhamos e não vemos nada que possa nos fazer merecedores do tão grande amor de Deus, nem tão pouco da sua infinita misericórdia. Mas "o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (1 Samuel 16:7)
Todo esse processo, que não florescemos, nem frutificamos e parecemos estar mortos, nos faz buscar a Deus com o desejo de ter uma comunhão muito mais íntima e é nessa busca incessante que chega a primavera com toda a euforia.
Será restituída a árvore tudo o que ela perdeu, mas esse tudo virá em dobro, porque folhas serão muito mais verdejantes, flores mais perfumadas e frutos estupendos, ou seja, dará o que nunca produziu anteriormente, pois ela foi fortalecida pelo sol das provações e pelos nutrientes conquistados no outono e no inverno. Dessa maneira, compreendemos o que diz Paulo aos Romanos 8.28: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto."
Então, confie pois Deus cumprirá o que prometeu na sua vida!
Então, confie pois Deus cumprirá o que prometeu na sua vida!
Autora: Kyvia Tenório
Qual o Propósito de Deus para nossa vida?
Ainda que sejamos infiéis, Deus permanece fiel.
Ainda que não entendamos quais são os projetos de Deus para nossa vida, mas tudo tem um propósito.
Ainda que não enxerguemos além das nuvens carregadas em meio a tempestade, mas com certeza sairemos da prova muito mais fortalecidos e confiantes do que entramos. Nós conseguiremos declarar que foi bom passar por tal situação, porque daremos valor as coisas simples e que realmente são importantes para nós.
Ainda que não enxerguemos além das nuvens carregadas em meio a tempestade, mas com certeza sairemos da prova muito mais fortalecidos e confiantes do que entramos. Nós conseguiremos declarar que foi bom passar por tal situação, porque daremos valor as coisas simples e que realmente são importantes para nós.
Estamos apenas de passagem por essa vida.
O que provoca angústia na humanidade é a sensação da efemeridade da vida e de não termos feito nada de útil. Então, devemos buscar a Deus para saber qual é o projeto Dele para nossa vida. Caso contrário, descobriremos que tivemos oportunidades de fazer a diferença, mas por falta de coragem ou comodismo não fizemos. Por isso, faça a diferença!
Autora: Kyvia Tenório
O que provoca angústia na humanidade é a sensação da efemeridade da vida e de não termos feito nada de útil. Então, devemos buscar a Deus para saber qual é o projeto Dele para nossa vida. Caso contrário, descobriremos que tivemos oportunidades de fazer a diferença, mas por falta de coragem ou comodismo não fizemos. Por isso, faça a diferença!
Autora: Kyvia Tenório
Assinar:
Postagens (Atom)