Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A FÉ INABALÁVEL



Salmos 125.1 diz: “Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.”
Esse versículo declara que não há terremoto, vulcão, ação do vento, da chuva e humana que possa abalar a estrutura do monte Sião.
A comparação  do Salmos 125.1 revela que os confiantes não se abalam com nada, ou seja, nem com a tribulação, nem com a angústia, nem com a perseguição, nem com a fome, nem com a nudez, porque nada é capaz de lhes separar do amor de Cristo como está escrito em Romanos 8.35-39.


Essa confiança exposta no Salmo representa fé, mas não é uma fé qualquer, ela é uma fé inabalável capaz de suporta as mais duras provações e Habacuque foi um dos quais experimentou-a e foi através dela que ele declarou: “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.” (Hc 3.17,18)
Em Gálatas 5.22 diz que a fé é um dos frutos do Espírito, ou seja, é o Espírito Santo que produz em nós certos traços do caráter que são encontrados na natureza de Cristo.
Como é que O Espírito Santo gera em nós a fé?
Em Romanos 5.3-5 diz: “E não somente isto, mas também gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Analisando esse versículo, vemos como é produzido a esperança, ou seja, a fé.
Mas afinal o que é a fé?
Em Hebreus 11.1 encontramos a definição do que é a fé que diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem”. Dessa maneira, fé é esperar naquilo que não se vê. 


Encontramos na Bíblia vários personagens, como, por exemplo:  Abraão  esperou 25 anos por uma promessa feita por Deus de que ele seria Pai de um filho gerado por Sara. Outro personagem é José que mesmo sendo vendido por seus irmãos e tendo passado um longo período encarcerado esquecido por aqueles a quem ajudou, mas confiou que Deus era poderoso para mudar a sua situação. Jó,  mesmo sendo íntegro,temente a Deus e se desviando do mal, amargou duras provações (perdeu os filhos, todos os bens, o convívio social e a saúde), mas proclamou dizendo que, ainda que Deus o matasse, nEle esperaria. Além desses, a Bíblia relata outros que esperaram mesmo não sabendo de que maneira Deus iria agir.
Vejamos o que diz Hebreus 11.6 sobre aqueles que não têm essa fé que é um fruto do Espírito Santo produzido em meio à tribulação, que nos faz capaz de suportar as mais duras provações e de esperar naquilo que você não estamos vendo: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” Esse versículo deixa bem claro que é necessário ter fé se quisermos agradar a Deus e fala ainda que Deus galardoada aqueles que o buscam, ou seja, aqueles que buscam ter essa fé são presenteados por Deus. Dessa forma, devemos confiar em Deus plenamente. 


Lucas escreveu no capítulo12v29-31: “Não pergunteis, pois, que haveis de comer ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque os gentios do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes, o Reino de Deus. E todas essas coisas vos serão acrescentadas.”
Então, descanse pois o Senhor está cuidando de você!


Autora: Kyvia Tenório