Nossa vida espiritual é uma árvore que passa pelas quatros estações do ano. 

Há momentos da nossa vida que estamos no período do verão. O sol das provações nos castiga e tenta queimar nossos sonhos e projetos. Por mais que queiramos que esse período acabe logo, temos consciência da sua importância, pois é nesse período que árvore guarda reserva para a próxima estação. Essa, por sua vez, não permitirá que o processo da fotossíntese ocorra com tanto desempenho. 

Ao chegar o  outono, as folhas se secam e caem. Quando a nossa a vida chega nessa fase, parece não ter mais solução, pois as portas fecham-se, as amizades afastam-se e nós nos assemelhamos à árvore que pouco a pouco vai perdendo folhas, ou seja, o ânimo. 

Apesar de parecer não restar mais esperança, de não termos mais força para suporta as circunstâncias adversas e  de pensar que chegamos o fim, estamos enganados, pois a próxima temporada será muito mais dura e exigirá muita intimidade com Deus. 

Durante o inverno só lhe resta a seiva que a alimenta e sustenta, pois não há folhas, flores e nem frutos, ou seja, nada que chame a atenção dos insetos e muito menos dos pássaros. Ao olharmos para a árvore, chegamos a pensar que esteja morta, mas apesar de ter apenas galhos ela está mais viva do que nunca! Ela está apenas aprofundando suas raízes, buscando nutrientes  que a manterá viva nesse período tão difícil.

Assim acontece com a nossa vida espiritual. Quantas vezes nos olhamos e não vemos nada que possa nos fazer merecedores do tão grande amor de Deus, nem tão pouco da sua infinita misericórdia. Mas "o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (1 Samuel 16:7)
Todo esse processo, que não florescemos, nem frutificamos e parecemos estar mortos, nos faz buscar a Deus com o desejo de ter uma comunhão muito mais íntima e é nessa busca incessante que chega a primavera com toda a euforia.  
Será restituída a árvore tudo o que ela perdeu, mas esse tudo virá em dobro, porque folhas serão muito mais verdejantes, flores mais perfumadas e frutos estupendos, ou seja, dará o que nunca produziu anteriormente, pois ela foi fortalecida pelo sol das provações e pelos nutrientes conquistados no outono e no inverno. Dessa maneira, compreendemos o que diz Paulo aos Romanos 8.28: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto."
Então, confie pois Deus cumprirá o que prometeu na sua vida!

Autora: Kyvia Tenório