Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2011

Tema: Você e seus relacionamentos


Mensagem transmitida no Sábado 05/03/2011 pelo Pr. Cícero Lourenço - AD do Bebedouro




“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;” (Eclesiastes 12.1)


Por intermédio desse versículo acima citado, tratou de forma sucinta sobre a vida de Salomão, abordando que esse homem sábio desfechou seu livro de Eclesiastes 12.13, dizendo que a conclusão de tudo é temer a Deus e obedecer os Seus mandamentos.
Citou Salmos 139.13,14 (Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.), tratando que somos a obra-prima da criação de Deus. Devido a isso, devemos aceitar a forma como fomos feitos por Deus. Caso contrário, não seremos felizes.
Com relação à questão dos relacionamentos, relatou que existem três tipos de relacionamentos que merecem a nossa devida atenção. Disse que o primeiro relacionamento que temos que ter atenção é entre você e Deus
Em Gênesis 17.1 (Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.) fez menção ao tipo de relacionamento que Deus queria ter com Abraão: íntimo e construído diariamente. Tratou ainda que o tipo de relacionamento que Deus quer conosco não é difícil apesar de exigir renúncia, fazendo referência ao livro de Mateus 11.30 (Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.)
Propôs uma reflexão sobre o carro de boi, dizendo que o lavrador atrela junto ao carro dois bois, um velho e o outro novo. Declarou que mesmo o boi novo querendo sair da direção, ele fica impedido por causa do boi velho. 
Ao trata disso, fez uma comparação com os cristãos, abordando que somos o boi novo que inúmeras vezes queremos sair da direção de Deus, mas isso não ocorre porque estamos junto com o boi velho que representa Jesus - Nosso Guia e Protetor.
Citando Lamentações 3.22 (As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;), expõe que quando Deus interfere em nossas vidas não permitindo que tomemos a direção errada, Ele revela a sua misericórdia conosco.
Apresentou o significado do termo misericórdia, dizendo que é ser generoso com alguém que não merece
Dessa forma, declara que se não fosse a misericórdia de Deus em nossas vidas, não faríamos parte da Noiva do Cordeiro, porque o que devemos fazer não fazemos, o que não queremos fazer terminamos fazendo e acabamos nos decepcionando.
Falou que as misericórdias do Senhor e a sua bondade nos seguem todos os dias - tanto nos dias que estamos avivados como nos dias que estamos abatidos e sem força - como relata Salmos 23. 6 (Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.) Sendo assim, fica claro que Deus é misericordioso independente do que façamos.
Declarou que precisamos cuidar do nosso relacionamento com Deus e diz ainda que se formos honesto conseguiremos admitir que nós somos muito falhos em nossa relação com Deus, pois na maioria das vezes procuramos primeiramente a ajuda do homem e deixamos Deus em último caso. Isso revela que o relacionamento com Deus está muito deficiente.
Revelou que o quadro da igreja hodierna é drástico, pois muitos cristãos procuram a igreja apenas em busca das bênçãos de Deus ou dos movimentos, ao invés de buscar o Deus da benção.
Expôs que o satisfaz a vida de um cristão é o contato íntimo, diário e a cada dia maior com Deus e que conseguimos isso através da oração, da meditação da Palavra e da adoração. Tratou ainda do significado de adorar que é fazer carinho. Disse que Deus quer que o adoremos, ou seja, que façamos carinho.
Abordou que o segundo relacionamento que precisamos ter atenção é conosco. 


Fez menção a quantidade de pessoas que têm no mundo (+ou- 6 bilhões), dizendo que dentre essas pessoas fomos escolhidos ou elegidos por Deus para o adorar e servi-lo como trata o livro de João 15.16a (Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça;).

 Falou ainda do significado de eleger que é escolher com cuidado, expondo que fomos escolhidos por Deus como a pessoa mais importante desta terra.
Tratou que o motivo de Deus ter nos escolhido foi que Ele nos chamou para ser sacerdote real como está escrito em 1 Pedro 2.9 (Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;). 
Expôs  a função do sacerdote é que interceder e levar as pessoas para Deus, no entanto temos sido negligentes e a consequência disso é o sofrimento daqueles que não conhecem a Cristo.
Disse que fomos escolhidos para sermos filhos de Deus, como filhos somos herdeiros como está escrito em Romanos 8.17 (E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.) 
Declarou que grande foi a demonstração de amor de Deus quando nos adotou como filhos legítimos.
Por fim, apresentou o terceiro tipo de relacionamento que merece nossa atenção que é com o nosso próximo, destacando que não podemos nos relacionar com três tipos de pessoas: ímpio, pecador e escarnecedor como revela o Salmos 1.1 (Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.)
Explicou o significado do termo ímpio que é aquele apresenta comportamento perverso. Em seguida, esclarece o significado de pecador que é aquele que é culpado pelo pecado. E, por fim, revela o significado de escarnecedor que é aquele que zomba ou caçoa. Tudo isso com o propósito de mostrar a  razão  de não termos um relacionamento com esses tipos de pessoas, pois a consequência disso será sairmos da direção de Deus e morrermos espiritualmente.
Que tal reedificarmos o nosso altar para podermos fazer um carinho em Deus. Afinal, Ele merece Toda honra e toda Glória.
Bendito seja o nome do Senhor!

Texto editado por Kyvia Tenório